4 de maio de 2009

Problema de Expressão

Acho que posso dizer que os espanhóis têm alguns problemas de expressão.

Têm dificuldade em falar um idioma que não o seu. É incrivelmente difícil perceber um espanhol a falar inglês. E têm outro problema interno pois em Espanha temos, para além do Castelhano (idioma oficial), o Galego, o Catalão e o Basco. Este bilinguismo também não os ajuda muito. A culpa foi de quem se lembrou de “coser esta manta de retalhos” que se chama Espanha.

Culpa teve também o Franco pois, em 1941 e imitando o seu colega italiano Mussolini, promulgou uma lei que obrigava a que os filmes fossem dobrados. Ao antigo ditador, apesar de supostamente esta lei ter sido criada para defender o idioma da pátria, dava-lhe jeito ter 100% de controlo sobre as falas dos actores nos filmes da altura... E assim ficou. Como tal, e uma vez que não ouvem outro idioma que não o seu, têm algumas dificuldades em esquecer-se da sua pronuncia ao falar outra lingua.

Ponto positivo relacionado com estas coisas, é o valor que os espanhóis dão ao que se faz no seu país. Seja cinema, música, teatro ou qualquer outra forma de arte. Defendem muito o seu “produto” e um bom exemplo é as músicas que passam na rádio. A grande maioria é “made in spain”.

Noutro dia os Clã fizeram o favor de nos visitar em Madrid. Foi um concerto numa sala pequena mas cheia de portugueses saudosistas e espanhóis curiosos. A Manuela e companhia estiveram fenomenais e foi um concerto que vamos com certeza relembrar por muito tempo. Para além das músicas, vamos recordar a energia da vocalista Manuela Azevedo que nos hipnotizou com um misto de afinação, entrega, teatralidade e provocação impressionantes.

Melhor que tudo, foi a frase que disse quando justificou porque, para ajudar na internacionalização dos Clã, nunca cantaram em inglês: “Não conseguimos traduzir aquilo que escrevemos em português pois é na nossa língua que escrevemos, que sonhamos, que namoramos, que...”. Isto sim, é uma mulher sem problemas de expressão.

Mas como bons portugueses, tentamos sempre agradar aos estrangeiros. Para além de ter tentado falar sempre em espanhol (e bem), a vocalista dos Clã ainda cantou uma música do último album em espanhol para delírio de nuestros hermanos. Excelente expressão, sem problema.

Para além de tudo, os Clã ainda ficaram um bom tempo nos bastidores a falar com os emigras e a tirar (muitas) fotos.




Mas este post tem ainda outra finalidade. Como bom português, devo ter também o tal “Problema de Expressão”. Como tal, aproveito para dedicar esta música a todos os que pensei quando a ouvi ao vivo.

http://www.youtube.com/watch?v=WdVV4Gh1xd8

Só para dizer... Isso mesmo.

Um abraço bem português.

Sem comentários:

Enviar um comentário