20 de janeiro de 2009

Atocha

7.45h.

Já não me lembro da última vez que o despertador tocou tão cedo para ir trabalhar. Ontem foi o meu primeiro dia de trabalho e para ir para Tres Cantos, o meu local de trabalho que fica a cerca de 20 kms do centro de Madrid, tenho de ir de comboio. Estou temporariamente instalado na zona de Lavapiés, o que me permite ir a pé até à estação da Atocha (15 minutos). É uma estação enorme sempre cheia de gente e tem uma particularidade muito interessante – tem um jardim lá dentro.

Já lá tinha estado em Novembro, de visita, e não foi de todo igual. Hoje senti-me e senti algo muito diferente. Reconheci as zonas onde apareceram imagens dos atentados de 11/03 na televisão e foi estranho. Foi estranho, ao ver as pessoas normais, apenas preocupadas em chegar a horas ao emprego, passarem por mim e pensar que, há uns tempos, morreram ali dezenas e dezenas de pessoas. Pessoas normais, como eu. Tenho a certeza que mais ninguém ali, naquele momento, estaria com pensamentos semelhantes. Apenas pensavam em chegar a horas ao emprego.

Os terroristas responsáveis pelos atentados foram detidos em Lavapiés. E, também aqui, nesta zona tão movimentada e cheia de vida, não vejo senão apenas pessoas normais, de outra cor ou raça, a fazerem pela vida.


Paz, por favor.

1 comentário:

  1. tudo se torna diferente, principalmente quando deixas de ver de fora e te tornas parte... atocha agora, é também um bocadinho tua, faz parte da tua vida, e tu da vida dela =)
    Boa sorte*

    ResponderEliminar